O turismo sustentável precisa de soluções digitais?

Avatar de Joana Fã

·

Turismo sustentável

O turismo sustentável tornou-se uma prioridade por parte de várias empresas e organizações em todo o mundo. São incentivadas boas práticas com o fim de minimizar o impacto ambiental e promover a preservação do planeta. Mas será que a tecnologia pode desempenhar um papel determinante nesta transformação? Ou pode até ser prejudicial? Bem, as soluções digitais surgem como grandes aliadas na redução do desperdício e na promoção de experiências mais ecológicas e amigas do ambiente.

Áudio-guias digitais: uma alternativa para um turismo sustentável

Uma inovação importante e necessária que faz parte do turismo sustentável é a adoção de áudio-guias digitais utilizados através dos dispositivos móveis dos próprios visitantes. Ao invés de se investir em áudio-guias tradicionais, que requerem aparelhos físicos, exigem manutenção e higienização frequente, hoje já há opções em que os turistas podem simplesmente abrir o seu browser preferido e usufruir da experiência de um guia diretamente a partir dos seus telemóveis. A este tipo de app chamamos de Aplicações Web Progressivas (PWAs), que usualmente têm uma melhor receção no setor do turismo que as aplicações móveis usuais, uma vez que o utilizador não necessita de instalar algo no seu dispositivo. Clique aqui caso queira descobrir mais sobre este tópico.

Para além desta solução reduzir significativamente o desperdício eletrónico, isto é, diminuir a necessidade de produção e substituição de dispositivos físicos (considerando que praticamente todos os turistas dispõe de um telemóvel), esta prática também melhora a experiência do visitante, tendo em conta que permite personalizar os conteúdos, usualmente está disponível em vários idiomas, pode ser atualizada constantemente e há a possibilidade de ser utilizada offline. Tudo isto sem impacto ambiental adicional.

Aplicações inteligentes e escolhas sustentáveis

As inúmeras opções digitais disponíveis hoje também capacitam os viajantes a tomarem decisões mais sustentáveis. Através de pesquisas rápidas ou aplicações móveis, os turistas conseguem obter informações em tempo real sobre transportes públicos ou rotas mais rápidas e sustentáveis. Desta forma, há uma redução do uso de veículos mais poluentes. Além disso, plataformas digitais já promovem alojamentos e restaurantes com certificação ecológica, incentivando os clientes a optarem por escolhas conscientes e responsáveis.

Redução do desperdício de papel

Um dos impactos mais evidentes da tecnologia sustentável é a redução do desperdício de papel. Durante muitos anos, bilhetes impressos, mapas físicos, flyers típicos para efeitos turísticos eram indispensáveis para os viajantes. No entanto, com a adoção de bilhetes eletrónicos e guias digitais interativos, por exemplo, há uma diminuição significativa no consumo de papel, reduzindo a necessidade de impressão e, consequentemente, o abate de árvores para este fim.

Para além do mencionado, a possibilidade de digitalização, impulsionada pela tecnologia, em processos administrativos em hotéis, aeroportos e empresas de turismo contribui para operações mais eficientes e sustentáveis. A possibilidade de realizar pagamentos contactless, completar o check-in online e assinar digitalmente um documento são todos pontos a favor da tecnologia e de uma viagem mais acessível e amiga do ambiente.

Conclusão

O turismo sustentável beneficia muito das soluções digitais atualmente disponíveis, considerando que oferecem alternativas ecológicas e práticas inovadoras para minimizar o impacto ambiental. A adoção de áudio-guias digitais, a redução do desperdício de papel e o incentivo de escolhas sustentáveis são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode transformar a forma como viajamos e poupamos o planeta.

À medida que o setor do turismo continua a crescer e a evoluir, a adoção de ferramentas digitais e inovadoras será essencial para garantir um equilíbrio entre exploração e preservação dos espaços. A transição para um turismo sustentável não é só uma necessidade, mas uma oportunidade para criar experiências enriquecedoras e responsáveis para as gerações futuras.