A integração de soluções digitais e de tecnologia em geral no património cultural tem vindo a revolucionar a forma como este é experienciado e valorizado. Para além da utilização de soluções digitais para a cultura enriquecerem a interação dos visitantes nos espaços, estas também contribuem para o crescimento económico ao atrair mais turistas e gerar novas fontes de receita. Ao longo deste artigo, analisamos de que forma o investimento certo pode potenciar o setor cultural e beneficiar, naturalmente, a economia.
Atração de mais visitantes
Através da implementação de soluções digitais, há potencial para tornar o património cultural mais acessível e apelativo. Ferramentas como realidade aumentada, realidade virtual e áudio-guias interativos permitem que os turistas tenham uma experiência mais envolvente e educativa. A presença ativa no mundo digital facilita a promoção de museus, espaços culturais e municípios, já que podem alcançar audiências globais e atrair mais visitantes.
De acordo com um estudo publicado pela Ruris, em 2024, a utilização de soluções digitais não só preserva o património, mas também dinamiza o turismo cultural, atraindo visitantes e promovendo a economia local. Um museu que disponibiliza um áudio-guia através de uma aplicação web progressiva pode captar o interesse de um público mais jovem e investido em tecnologia. Assim, atrai um maior número de turistas e consequentemente, aumenta as receitas de bilheteira.
Maior tempo de permanência e consumo local
A aplicação de tecnologia em espaços culturais contribui para que os visitantes passem mais tempo nesses locais. Ao incluir experiências interativas e personalizadas a cada espaço, estes incentivam os seus visitantes a explorar diferentes áreas de um museu ou cidade, promovendo desta forma um maior envolvimento por parte dos turistas.
Um aumento de tempo de permanência nos locais traduz-se, naturalmente, em mais oportunidades de negócio. Assim, lojas de recordações, restauração e eventos culturais são exemplos de negócios que, por norma, são procurados por turistas e, graças à sua permanência nos locais, conseguem um registo de crescimento significativo na procura. Além disso, a criação de bilhetes combinados com experiências digitais exclusivas pode gerar receitas adicionais, contribuindo para a sustentabilidade financeira das instituições culturais.
Impacto no turismo e na economia local
Quando um destino cultural oferece experiências inovadoras torna-se mais competitivo e a probabilidade de atrair um maior número de visitantes é mais elevada. Este fluxo turístico dinamiza a economia local e impulsiona vários setores e pontos turísticos da cidade.
Neste contexto, a modernização das infraestruturas culturais pode abrir portas para novas parcerias e fontes de financiamento. Projetos que envolvem tecnologias mais recentes e inovadoras frequentemente captam a atenção de investidores e patrocinadores, garantindo, desta forma, fundos adicionais para a conservação e modernização dos espaços culturais.
Conclusão
O investimento em soluções digitais para a cultura é essencial para impulsionar a economia, atrair visitantes e inovar o turismo. A promoção digital, oferta de experiências aliciantes e modernização de espaços culturais geram um grande impacto positivo, não apenas nos espaços culturais e museus, mas também na economia local e nacional.
Apostar na inovação é garantir que o património continua vivo e relevante.